quinta-feira, 5 de maio de 2016

TRANSTORNO DE HUMOR


A pessoa que possui o transtorno de humor passa a maior parte do tempo reclamando de tudo, com a sensação de desamparo, dificuldade de concentração e de tomada de decisões, cansaço, falta de energia, com problemas de sono e alteração do apetite. Fique atento, você, ou esta pessoa, pode estar sofrendo de distimia: transtorno de humor.
É muito difícil lidar com pessoas que sofrem desse mal. Deita de bem e acorda de mal com a vida. Sai de casa bem e volta tenso, qualquer contrariedade no trânsito, qualquer aborrecimento, algo que não deu certo, é o bastante para mudar totalmente o humor e, às vezes leva horas nesse estado. Casamentos são totalmente destruídos ou, no mínimo, uma vida inteira infeliz quando um dos cônjuges sofre de transtorno do humor.
Ao contrário do que se pensa, as mulheres são mais acometidas que os homens do transtorno de humor. Os psicólogos afirmam que as pessoas com transtorno de humor dificilmente acreditam que o mau humor constante seja porque são portadoras de um distúrbio, acreditam que seja apenas um traço de sua personalidade; que os sintomas de pessimismo, negativismo, tristeza e baixo nível de energia sejam componentes normais de sua personalidade, e sofrem durante anos, recusando procurar ajuda na área médica para tratar sua melancolia.

Entre os cristãos, no passado essa melancolia levou muitos a um estado depressivo, com forçados jejuns, clausura, abstinências de todo tipo, confundindo esse estado depressivo com “santidade” e, em alguns casos foram ao extremo do “martírio”. Hoje em dia, mais entre os cristãos “pentecostais” é comum atribuir esse estado melancólico a uma “provação” e, não raro, se deixam levar por orações e vaticínios que não ajudam em nada.
Em grupos mais radicais toda melancolia, estado depressivo, mudança de humor, atribui-se ao “demônio” e ai com as “sessões de Exorcismo” a situação só tende a piorar; e com isso retardam a ajuda médica. A própria leitura Bíblica deve ser seletiva. Não se pode ler a uma pessoa nessas condições passagens que fale de juízos e condenação. O bondoso Deus incluiu em Sua Palavra escrita alguns livros que são de grande ajuda nestas situações de estado depressivo ou de transtorno de humor.
É muito comum ouvirmos pessoas, aparentemente “fervorosas”, desejando que Cristo venha logo, que este mundo não vale nada, que é um vale de lágrimas, que essa carne para nada presta; e o que parece ser um fervor e espiritualidade não passa de um estado depressivo, de uma falta de humor, um tipo de fuga. Quando vive num meio onde se alimenta esse tipo de coisas o quadro tende a piorar e até contaminar as pessoas em volta.
Nestas ocasiões é importante a ajuda de um ministro habilitado Biblicamente, pois as orações devem ser aquelas que alimentem na pessoa o espírito de gratidão, que esteja alicerçada nas promessas de Deus. Que ajude a pessoa a ver neste mundo, ainda que dominado pela iniquidade, tanta coisa boa para se usufruir e apreciar. São muitas as obras que nos cercam vindas da dadivosa mão de Deus. Isto ajudará a melhorar o humor e o estado depressivo em geral.
Humor é palavra de origem latina, geralmente entendida como a veia cômica de uma pessoa, mas ela tem o sentido de ânimo, vem de ‘Húmus’, que é a matéria orgânica depositada no solo; o húmus é considerado o mais completo adubo; portanto, adube a sua vida, adube com humor, tenha ânimo. O coração alegre serve de bom remédio (Pv 17:20).
iad video

Nenhum comentário:

Postar um comentário